domingo, 10 de abril de 2011

Dinâmica de Grupo, Design Didático e Mediação Pedagógica: elementos fundamentais para um curso a distância

O homem tem como característica básica a necessidade de conviver em grupos para sua própria sobrevivência. Esta habilidade foi sendo gradativamente aperfeiçoada através de símbolos, signos e linguagens que vão conferindo novas e outras formas de socialização.
Algumas áreas que estudam o comportamento humano apontam para alguns parâmetros na forma como as pessoas se comportam ao interagir com o Outro (entendendo o Outro como externo, seja uma pessoa, um grupo, uma instituição ou ideologia) independente da época.
Esta comunicação não pretende fornecer algo inovador e sim despertar para a importância da compreensão dos fenômenos que envolvem a formação de grupos na Educação a distância (EAD), do papel da mediação pedagógica e do design didático na formação e no desempenho dos grupos.
O trabalho foi desenvolvido com base em estudo de caso do curso Novo Tecnologias para Educação. O curso, com duração de 14 meses, é fruto de uma parceria entre a PUC-Rio e o Ministério da Educação e foi estruturado em três eixos temáticos, a saber: I. Ênfase em reconstrução pedagógica; II. Ênfase na gestão e integração de mídias; III. Ênfase na produção de projetos com uso de Tecnologias. Ao longo dos eixos temáticos ocorreram quatro3 seminários em grupo4, onde os participantes formaram grupos e estes grupos receberam orientações de como proceder nas fases de elaboração, apresentação e construção de um documento final a cada seminário.
O presente trabalho pretendeu estudar a importância da compreensão dos fenômenos que envolvem a formação de grupos na Educação a distância (EaD), do papel do mediador pedagógico e do design didático na formação e no desempenho dos grupos, optou-se por utilizar o método dedutivo, partindo de um contexto geral da Dinâmica de Grupo para um bem específico, como um curso de especialização a distância. Foram selecionadas duas turmas, uma em Pernambuco e outra no Amapá e foram observadas algumas diferenças entre as turmas e entre os grupos dentro das turmas com relação ao grau de cooperação apresentado pelos grupos no decorrer do curso e ao longo da “evolução” dos grupos pelas fases de inclusão, controle e afeição que serão descritos na revisão de literatura5.
Para atingir os objetivos propostos foram utilizados alguns métodos como a observação participante, onde o pesquisador também atua em conjunto com o universo pesquisado (Demo, 2005); aplicação de questionário6 semi-aberto (Rey, 2002) considerando variáveis como: relação dos alunos com o tema, relações entre os indivíduos do grupo do curso, motivo para adesão ao curso7, freqüência e qualidade da participação nas atividades em grupo e individuais, ou seja, as dimensões intrapessoal, interpessoal e grupal; Análise do discurso (Alberti, 2005): análise do depoimento de alunos (as) sobre os seminários, na época (resgate emails e diário de bordo, fórum comunicação com sua mediadora e dos seminários).
No Capítulo 1, será discutida a questão da formação de grupos e os princípios que regem dinâmica dos mesmos no sentido de contribuir para o desenvolvimento e mediação de atividades em grupo na EaD. O Capítulo 2 apresenta as interfaces do Design Didático, Mediação Pedagógica e Dinâmica de Grupos. Na conclusão serão apontados os aspectos relevantes da discussão proposta neste trabalho.

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