domingo, 29 de maio de 2011

Iniciando um projeto

Sempre que estamos iniciando um projeto, ou seja, todas as vezes que nos dispomos a colocar alguma idéia em prática, nos deparamos com várias situações previstas, não previstas, problemas e soluções.
O planejamento do Telinha.ead, uma ação dentro do projeto Telinha de Cinema, traz um enorme e prazeroso desafio, que é modelar as residências artísticas do projeto - Restelinha.
A idéia de incluir o componente educação a distância em um projeto como o Telinha pressupõe estimular a comunidade acadêmica para a elaboração de projetos voltados para arte, tecnologia e educação e ampliar as experiências para outras pessoas e grupos (colaboradores, egressos do Projeto, professores das redes públicas de ensino), espalhados pelo Brasil.
Nosso objeto de estudo e experimentação é a modelagem das residências artísticas para o formato ead. Conto com uma equipe interdisciplinar e da participação ativa do artista residente Nacho Duran, responsável pela primeira residência, além da equipe da Casa da Árvore.
Ao longo do processo, desenvolvemos o planejamento do mini-curso, a estrutura pedagógica, curricular, formas de avaliação, e desenhamos a plataforma moodle.
Primeiro desafio: na nossa inocência, achamos que seria muito fácil instalar o moodle na nosso domínio, que era simples assim. Instalava e estava tudo pronto.
Vimos que o buraco era mais embaixo, era preciso configurar o moodle, e para nós (principalmente para o Nacho, que se debruçou nisso) estava sendo uma tarefa hercúlea.
Para suprir esta demanda, convidamos um excelente profissional que irá configurar nossa comunidade virtual de aprendizagem. Vai dar o maior pé.
Para o planejamento, optamos por montá-lo no wikispaces, por ser um editor colaborativo de fácil manuseio e com a possibilidade de inserir vários recursos (vídeo, podcasts, documentos do google docs, além de outras facilidades).
A fase atual é a produção de conteúdo, que consiste tanto em definir as ferramentas que serão utilizadas, layout dos módulos de conteúdo, roteiro, produção, disponibilização e a definição de estratégias para que este conteúdo interaja com a turma.
Para facilitar o planejamento e testar algumas ferramentas, criei um endereço gratuito que oferece o moodle. Nele pude testar e planejar o mini-curso com mais facilidade.
Parece muito, mas com organização e criatividade a gente consegue!

Nenhum comentário:

Postar um comentário