No momento de desenvolver o material didático de um curso a distância, há vários "detalhes" que precisam ser pensados. Tenho relatado alguns aprendizados que ocorrem no decorrer do processo, da série "Há coisas que só podemos prever com base na experiência", é o aprender fazendo.
Optamos por desenvolver os materiais (turoriais, telas de conteúdo, videos, imagens, podcast, etc) com base na bibliografia selecionada na web. Sempre procuramos fontes fidedignas e tomamos sempre o cuidado de dar os devidos créditos aos autores dos textos, sempre.
Aprendi que um cuidado deve ser tomado: na hora de escolher o programa para elaboração dos materiais didáticos, devemos escolher um que permita visualização em mais de um navegador, e em mais de um sistema operacional (normalmente linux e windows). Alguns aplicativos do powerpoint 2007, por exemplo, não aparecem no open office. E como este exemplo, há várias outras incompatibilidades, por isto é sempre bom pensar bastante em qual formato será elaborado o material didático.
Outro ponto importante é como este material será disponibilizado. É importante que os alunos tenham acesso ao material para download, ao invés dele disponibilizado apenas na web. Isto acontece por exemplo, com o programa prezi. Ele é extremamente útil para criar apresentações, mas ele só é disponível na web, a opção de download é paga.
De qualquer forma, o ingrediente fundamental é bom senso, na hora de planejar o conteúdo, as atividades, e encontrar uma zona de conforto entre a quantidade de materiais e atividades e a carga horária do curso.
Vivendo e aprendendo....oxalá!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário